Cachoeirinha

Cachoeirinha é um bairro localizado na Zona Norte do município de São Paulo. Também é conhecido como Vila Nova Cachoeirinha, nome que foi posteriormente abreviado no uso popular.

O bairro de Cachoeirinha tem sua data de aniversário oficial no dia 5 de agosto de 1933 – a mesma da fundação da Associação Nipo Brasileira, a primeira organização popular local e que foi criada por antigos donos de chácaras, de origem nipônica, com o objetivo de organizar e unir a população local e preservar a sua cultura.

Por volta de 1944 nasceu no Largo do Japonês a primeira casa comercial da região, e pertencente à família de imigrantes Sugiyama. Outra antiga “venda”, como eram conhecidos os mercadinhos daquela época, foi a de Shigheioshi Otiai, no largo da Parada (onde funcionou o Supermercado Otiai).

Surgia ainda por volta de 1950 o primeiro Salão de Barbeiro da região, na Rua Maresias, 227, fundada pelo Sr Ernesto Gonçalves (1899-1968), filho de Imigrantes Portugueses e que morava na Rua Valquíria, 188, rua do Cartório de Registro Civil. Próximo ao Largo do Japonês.

A região viu surgir também uma das primeiras lojas da rede Marabraz, da família Fares. A esta mesma família, pertence também a Clínica Fares. Na mesma região estão presentes ainda, lojas de grandes redes, como Casas Bahia, Extra Eletro, Magazine Luiza e Besni e lanchonetes das redes McDonald’s e Habib’s. Indo em direção ao Horto Florestal há ainda o Hipermercado Andorinha. Acompanhando toda movimentação do comércio local, a região é servida por várias agências bancárias.