Casa Verde

Nos meados do século XIX, um sitio na margem do rio Tietê levava o nome da Casa Verde, e o nome passou para o bairro que ai se formou. O sitio era propriedade de José Arouche de Toledo Rendon, que cuidava de suas sete irmãs solteiras, moradoras de uma casa com janelas verdes na esquina da rua do Rosário com o beco do Colégio.

Elas eram conhecidas como as meninas da Casa Verde. A família passava os fins de semana no sítio e acabaram levando o apelido para a propriedade. O povo logo se acostumou a usar o lugar como referência: “perto do sítio das meninas da casa verde”, “passando a Casa Verde”…

Casa Verde é um bairro do distrito de Casa Verde, na Zona Norte do município de São Paulo. Tradicional bairro de sambistas, é famoso por ser o bairro das escolas de samba Império de Casa Verde, Morro da Casa Verde e Unidos do Peruche. Foi fundado em 21 de maio de 1913. É um bairro residencial de classe média, repleto de avenidas bonitas e com muito lazer, por incluir o Santana Parque Shopping.

A Casa Verde possui fácil acesso ao Centro e à Zona Oeste da cidade através das pontes da Casa Verde e do Limão, além de fácil acesso ao Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda.