Jaçanã

O bairro Jaçanã, localizado na zona norte de São Paulo, ficou imortalizado na canção “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.

O tal trem ao qual o músico se refere passava pela Estrada de Ferro da Cantareira, ligando o centro da cidade ao reservatório de água. Em atividade até 1965, o meio de transporte foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do bairro.

Inicialmente, a região era conhecida como Uroguapira, ou “cortado”, em tupi. O nome fazia referência aos serrotes dos bandeirantes, que atravessavam a mata em busca de ouro. Como a existência do metal era na verdade um boato, o bairro passou a se chamar Guapira, como os índios conheciam a região da Cantareira, e só em 1930 recebeu o nome que mantém até hoje, em alusão às aves de peito avermelhado que lá existiam em grande número na época.

Durante muito tempo, o bairro foi referência em tratamento de saúde: o clima da região era propício para a construção de hospitais, clínicas e asilos. Atualmente, o Jaçanã dispõe do Hospital Municipal São Luiz Gonzaga. Além disso, oferece várias opções de serviços e comércio diversificado. O local está próximo ainda da Rodovia Fernão Dias, que liga a capital a Belo Horizonte, e é atendido por diversas linhas de ônibus.